terça-feira, 5 de julho de 2011

O FOLCLORE


TEMA: O folclore

JUSTIFICATIVA
A cultura de cada povo, de cada raça, de cada região brasileira é
muito rica em significados que nos traduzem a essência do povo
brasileiro. Neste contexto, é fundamental na escola resgatar essa
cultura expressa nas festas tradicionais como folclore popular.
A escola deve mostrar o verdadeiro sentido de cultivar essas
tradições que são transmitidas de geração a geração, deve investigar as maneiras de pensar, agir, sentir, de um determinado povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação e que não seja, diretamente influenciada pelo circuito erudito e instituições que sedediquem à renovação do patrimônio cientifico e artístico humano.
É neste sentido que este projeto buscará trabalhar com os alunos envolvidos.
OBJETIVOS:
  • Resgatar os valores culturais do nosso povo;
  • Pesquisar a importância e a influência do FOLCLORE na educação;
  • Resgatar o FOLCLORE local;
  • Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas;
  • Favorecer a integração social do grupo;
  • Desenvolver a expressão artística e corporal;
  • Contextualizar os estudos dos conteúdos programáticos dentro de um tema central gerador;
  • Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de ideias e experiências.
  • PÚBLICO ALVO: 3ºanos
    DESENVOLVIMENTO
  • Um levantamento sobre o conhecimento que os alunos já possuem sobre o tema gerador (folclore) será realizado pela professora;
  • Os alunos deverão participar ativamente das atividades pedagógicas em sala e sala de informática;
  • Atividades pedagógicas desenvolvidas em sala e sala informatizada (pesquisas, leituras, discussões, debates, confecção de materiais...)
  • Ensaios de apresentações (cantos, danças, dramatizações...)

    ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS EM SALA
  • Cada turma, de acordo com seu grupo, selecionará uma atividade a ser desenvolvida para o enriquecimento do tema. 
    Poderão ser realizadas:
  • Pesquisas sobre a origem da palavra FOLCLORE;
  • Pesquisas sobre as principais manifestações folclóricas;
  • Pesquisa sobre as principais manifestações folclóricas no espaço de vivência dos alunos;
  • Pesquisas sobre: trava-línguas, parlendas, adivinhações, charadas, simpatias instrumentos folclóricos, brinquedos e brincadeiras, canções, lendas, medicina popular, provérbios, ditados, crendices, mitos, superstições;
  • Pesquisas sobre folias, danças e jogos folclóricos (origem e figurinos);
  • Pesquisas sobre receitas de comidas típicas;
  • Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau. peteca,
    cata-vento, telefone de cordão, marionetes, bonecas de pano, papagaio, carrinho de rolimã, caminhão de madeira, perna de pau, bola de meia, casinha de boneca e móveis feitos com caixas de fósforo);
  • Pesquisa sobre frases em pára-choques de caminhões;
  • Pesquisa sobre brincadeiras de roda;
  • Leitura e interpretação de lendas;
    Canto de músicas folclóricas (cantigas de ninar, cantigas de roda, desafios...);

    RECURSOS NECESSÁRIOS:
  • Vídeo “O Saci Pererê_Sítio do Pica Pau Amarelo”
  • Materiais escolares;
  • Uso do computador;
  • Impressora;
  • Livros;
    AVALIAÇÃO:

    As atividades acima sugeridas deverão de escolha de cada grupo ou determinada pelas professoras da maneira que julgar melhor para a aprendizagem de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário